16/01/2011

A importância do Marketing Jurídico nos escritórios que atuam com contencioso de massa

Certamente o marketing jurídico é uma atividade muito recente e que ainda tem um longo caminho pela frente, mas hoje é essencial para a manutenção e divulgação do escritório no mercado. Por ser um serviço caro, acaba sendo desprezado pelos escritórios que atuam com contencioso de massa.

Mais do que concentrar esforços na captação de novos clientes, o papel do marketing jurídico é a manutenção do cliente já existente e, se possível, a expansão do contrato. Atender bem o cliente enviando relatórios dentro do prazo estipulado e cumprindo as cláusulas contratuais não demonstram o diferencial do escritório, muito pelo contrário, esse é apenas o básico.


“Manter um cliente custa cinco vezes menos que conquistar um novo.”
Philip Kotler


É preciso demonstrar ao cliente o que o escritório tem de diferencial dos demais e é nesse momento que o conhecimento de marketing jurídico fala mais alto. E como fazer isso? Abaixo seguem algumas dicas:

a) Emitir boletins com as informações relevantes do escritório - O cliente não deseja receber um milhão de emails de forma desordenada, para tanto, defina uma periodicidade e um modelo adequado para a divulgação dessas informações.

b) Mostre-se acessível - Deixe o seu cliente seguro de que sempre que ele precisar, saberá quem procurar e onde encontrar. Os escritórios de contencioso de massa possuem uma rotatividade de pessoal muito alta e por isso, os clientes precisam sentir segurança que a informação que ele precisa será prestada no momento certo. Ter o contato com o advogado responsável pelo caso, ou com o coordenador que está totalmente inteirado e envolvido no processo é um diferencial para o cliente.

c) Leve assuntos relevantes para as reuniões - Quando o cliente convoca o escritório para uma reunião, ele espera que o advogado saiba do assunto que está sendo discutido e que o escritório lhe apresente idéias novas. Fazer uma reunião "monólogo" é improdutivo e passa uma péssima impressão ao cliente.

d) Mantenha o ambiente do escritório tão atrativo quanto era quando foi contratado - Não deixe de reservar um espaço para o atendimento de clientes diferenciados.

Um comentário:

  1. Caríssima Ana Paula Corrêa,

    Bom dia!

    Como faço para entrar em contato?

    Assunto: consultoria e assessoria em Marketing Jurídico.

    Atenciosamente,

    Vitor Mattoso

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